Professora de Administração Pública e Governo da Fundação Getulio Vargas (FGV). Foi professora visitante em Oxford (Blavatnik School of Government), Aalborg (Dinamarca), em Konstanz (Alemanha), em Bern (Suíça), na Universidad del Chile e na PUC Peru.
Doutora em Ciência Política pela USP. Mestre, Graduada e Pós-Doutora em Administração Pública pela FGV. Coordenadora do Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB) e da rede de estudos latino-americana de burocracia de nível de rua da CLACSO e vice-coordenadora do RC27 (structures of governance) da IPSA. Além de co-coordenadora do CIPE (Centro de Estudos de Implementação de Políticas Educacionais). Docente da Escola Nacional de Administração Pública, ENAP.
É pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e do Cluster Politics of Inequalities da Universidade de Konstanz. É editora associada da revista JPART e da RAP, além de membro do corpo editorial de diversas revistas internacionais. É bolsista produtividade do CNPQ. É membro da Câmara Técnica de transformações do Estado do Conselho da Presidência da República (Conselhão) e membro do comitê diretivo do Observatório Nacional de Integridade e Transparência (ONIT) do Conselho Nacional de Justiça.
Em 2024 presidiu o grupo de trabalho para elaboração do Sistema Nacional de Direitos Humanos. Em 2021 foi nomeada como uma das 100 acadêmicas mais influentes do mundo na área de governo pela organização Apolitical.
Mérito pela contribuição com a administração pública, UFRN. (2025)
Prêmio Camilla Stivers de Melhor paper na revista PPMG, Public Management Research Association. (2025)
Melhor artigo de Administração Pública do Academy of Management, Academy of Management. (2025)
Melhor artigo da Melhor artigo da American Political Science Association (APSA) - Lowi Policy Studies Journal Best Article Award, American Political Science Association (APSA). (2025)
Mérito pela contribuição com a gestão pública brasileira, Consad. (2023)
100 more influential academics in government, Apolitical. (2021)
Prêmio de Excelência em Pesquisa Ipea Roberto Campos, IPEA. (2020)
Melhor artigo acadêmico da Revista Planejamento e Políticas Públicas, IPEA. (2020)
Menção Honrosa no Concurso de Melhores Teses, ANPOCS. (2011)
Prêmio Sergio Arouca - Gestão Participativa no SUS, Ministério da Saúde. (2009)
VI Prêmio de Gestão Empresarial, Empresa Junior - Fundação Getulio Vargas e RAE. (2001)